Emagrecer sem fazer esforço é o sonho dourado de todo mundo que tem o objetivo de perder peso. Se for enquanto dorme, debaixo dos cobertores, então, melhor ainda! Se você está nesse time, trazemos uma boa notícia: no post de hoje, vamos lhe ensinar como emagrecer dormindo!

Leia este artigo até o fim para descobrir como aproveitar melhor as horas que você passa sobre o colchão para perder peso.

Está pronto para ter sonhos bem esbeltos? Continue a leitura!

Entenda por que dormir emagrece

Ainda que muitas pessoas, blogs, revistas e tantos outros canais ofereçam receitas que parecem um milagre, a verdade é uma só: para baixar o ponteiro da balança, é necessário controlar a alimentação e aumentar a prática de atividades físicas, tanto na academia, como no dia a dia. No entanto, a qualidade do sono é uma ferramenta poderosa e que tem um efeito comprovadamente muito positivo na perda de peso, e muita gente nem sabe disso.

O que as pesquisas mais recentes indicam é que dormir mal prejudica a perda de peso. Um estudo recente de cientistas da King’s College London, na Inglaterra, combinou os resultados de 11 trabalhos anteriores, analisando um total de 172 participantes. A conclusão a que os cientistas chegaram foi que as pessoas que não dormem bem consomem um número muito superior de calorias no dia seguinte à noite mal dormida. O acúmulo de calorias por dia de sono privado atingiu uma média de 365. Mas essa não é a única razão por que você deveria apostar em sonhos tranquilos se estiver com o objetivo de perder peso.

Uma outra pesquisa, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que pessoas com o sono regulado têm 20% a menos de gordura abdominal. A explicação para esse dado vem de o sono adequado regular a produção de cortisol, um dos neurotransmissores responsáveis pelo acúmulo de gordura na região da barriga.

Além disso, o repouso noturno correto estimula a produção de grelina, hormônio que tem como função auxiliar na digestão e estimular o apetite. Essa substância só é secretada pelo organismo à noite, durante o sono. Quando você não dorme bem, a produção do hormônio fica desregulada, e você acorda com mais fome na manhã seguinte. Também produzida enquanto você está sonhando, a leptina é responsável pela sensação de saciedade. Se você não dorme, sente mais fome.

Veja dicas de como ter uma boa noite de sono

Agora que você já entendeu como um bom repouso pode lhe ajudar a deixar para trás aqueles quilos que incomodam, está na hora de aprender a ter uma noite de sono restauradora. Veja algumas dicas que separamos:

Evite tomar café à noite

A cafeína é um termogênico, mas também um estimulante das sinapses no cérebro. Assim, o café tomado próximo da hora de deitar-se pode levar a um quadro de insônia, ou à vontade de ir dormir mais tarde.

As pessoas têm diferentes sensibilidades para a cafeína. Algumas pessoas, inclusive, chegam a sentir taquicardia e dificuldade de concentração por hiperatividade causadas pela substância. Assim, procure identificar como o seu organismo reage a essa substância, qual a quantidade mais indicada para você e determine um horário limite para seu último cafezinho.

Mas, atenção: não vale cortar o café da noite e apelar para outras bebidas com cafeína! Refrigerantes à base de cola ou guaraná e alguns chás, como o preto, verde e o mate, também são ricos na substância, e podem atrapalhar seu sono tanto quanto o café.

Mantenha uma rotina com horário para dormir

Todo o funcionamento do nosso organismo se baseia em um ciclo de 24 h (correspondente a um dia inteiro), o ciclo circadiano — também chamado de “relógio biológico”. É essa dinâmica que reconhece os diferentes momentos do dia: a hora de comer, a hora de dormir, quando acordar etc.

Manter uma rotina com hora para dormir e hora para acordar ajuda na regulação do ciclo circadiano. Com uma agenda bem definida em termos de horários, seu organismo terá mais facilidade para entender qual é o período do dia em que você deve ser produtivo e quando é a hora de se desligar e dar-se tempo para descansar.

Vá para a cama cedo

Quem gosta de dormir até mais tarde vai torcer o nariz, mas a verdade é que dormir cedo e acordar cedo é melhor para o seu sono e para sua saúde em geral. Os hormônios do sono, responsáveis por ações de regeneração do organismo, são secretados à noite, enquanto dormimos; aproveitar a noite para dormir faz todo o organismo descansar mais.

Além disso, pesquisas indicam que parece haver uma “programação” interna do nosso organismo que nos impele a desejar mais comidas salgadas, gordurosas e doces depois das 20 h. Ou seja, quanto mais tempo você estiver dormindo quando esse sistema operacional da gula estiver ativado, maiores as chances de conseguir seguir a dieta e consumir alimentos mais saudáveis.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos têm benefícios demonstrados em diversas esferas da vida, e quem tem uma vida sedentária paga um preço alto. Além de ajudarem a prevenir doenças como a hipertensão, infartos e até Parkinson e Alzheimer, os exercícios contribuem para um sono mais restaurador.

Um dos motivos para isso é o cansaço ao qual o corpo é submetido, passando a precisar de um descanso mais consistente, mas a prática de atividades físicas também estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, e endorfina, conhecida como “hormônio da felicidade”. Movimentar o corpo também aumenta a quantidade de horas de sono profundo.

Tome um banho quente antes de dormir

Um bom banho tem um papel psicológico grande, dando a sensação de levar embora todo o cansaço e o estresse do dia a dia. Só isso já seria motivo suficiente para uma chuveirada relaxante — ou uns minutos na banheira, se você tiver a sorte de ter uma — antes de deitar-se. Mas há mais.

A temperatura da água do banho muda a nossa temperatura corporal. Se você aumenta em um ou dois graus a sua, a queda acentuada na hora de dormir provavelmente vai fazer você adormecer mais rapidamente e ter um sono mais profundo.

Assim como a atividade física, os benefícios do sono vão muito além de emagrecer. Dormindo melhor, você aumenta sua produtividade, seu poder de concentração, regula o humor, dá uma força para o seu organismo construir mais massa muscular (lembra dos hormônios do crescimento?) e melhora a qualidade de vida de uma forma geral. Portanto, crie um ritual de relaxamento e encare a hora do sono como sagrada. Você só tem a ganhar!

Curtiu descobrir mais sobre como emagrecer dormindo? Então, curta a nossa página no Facebook, nosso perfil no Instagram e nosso canal no YouTube para ficar por dentro de muitos outros conteúdos que nós divulgamos por lá!

 

A RUNWAY indica…