Em uma sociedade em que as pessoas estão sempre com pressa, a distração e a falta de atenção ao momento presente são comportamentos bastante comuns. O grande problema é que isso afeta a qualidade de vida, pois tira do indivíduo momentos importantes do dia a dia e ainda o coloca em situações de estresse e ansiedade.

O mindfulness, que é o estado de atenção plena ao presente, é uma prática meditativa que traz inúmeros benefícios e atua principalmente na redução dos níveis de estresse. Por meio dele, é possível retomar o bem-estar apenas estando plenamente consciente e atento ao momento atual.

Quer saber mais sobre essa técnica? Então, continue lendo!

O que é mindfulness?

Trata-se de um estado mental em que a pessoa se mantém atenta ao seu momento presente sem julgamentos, apenas observando e aceitando seus pensamentos e sensações corporais.

Para melhor entendimento, repare que nossa mente está sempre com a atenção voltada para alguma coisa, totalmente alheia ao que acontece no presente.

Quantas vezes chegamos em casa após o trabalho e não lembramos do que vimos ou fizemos durante o percurso? Quantas vezes sequer prestamos atenção ao que comemos na hora da refeição?

Isso se deve ao hábito de estar sempre pensando em alguma coisa, dando ênfase ao turbilhão de pensamentos que nos tiram o foco a todo instante. Para a maioria das pessoas esse é um processo que acontece o tempo todo sem que elas tenham consciência disso.

O mindfulness trabalha justamente nessa falta de lucidez, impedindo que o indivíduo gaste o seu tempo em eventos do passado ou do futuro e se concentre naquilo que realmente importa, que é o momento atual.

Quais os seus benefícios?

Analisando os inúmeros benefícios do mindfulness, é possível compreender por que a ciência tem estudado seus efeitos nos últimos anos e por que a qualidade de vida dos seus praticantes melhorou consideravelmente.

Melhora o sono

A prática da atenção plena ajuda as pessoas a terem mais controle sobre suas emoções durante o dia. Esse comportamento influencia em outra situação, que é um nível baixo de ativação cortical durante a noite. Essa combinação reflete em um sono reparador e sem interrupções.

Reduz o estresse

A prática do mindfulness está fortemente relacionada à redução dos níveis de estresse. Inclusive, o primeiro programa de atenção plena foi direcionado justamente para paciente com estresse e se chamava Redução do Estresse com Mindfulness. O trabalho foi conduzido pelo Dr. Jon Kabat-Zinn, da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts.

Ao praticar a atenção plena, a pessoa estimula o foco nas atividades simples do dia a dia, como escovar os dentes, tomar café, observar as pessoas enquanto conversa com elas, entre outras. Feitas com total consciência, essas coisas tiram a concentração dos problemas e preocupações, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade.

Ajuda a ter mais concentração

De acordo com uma pesquisa do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, a atenção ao momento presente reduz o tempo em que a mente fica divagando, melhorando a concentração e favorecendo a memória.

Auxilia a reconhecer as próprias emoções

O praticante de mindfulness, entre outras coisas, passa a ter maior consciência emocional. Ao focar no momento atual, a pessoa passa a refletir sobre o que está vendo, pensando e sentindo.

Isso não acontece quando a mente está divagando, presa em algum evento do passado ou do futuro. Somente no momento presente é possível reconhecer as próprias emoções e refletir sobre elas.

Protege o cérebro contra o envelhecimento

Como mindfulness é um tipo de meditação, sua prática atua protegendo o cérebro contra o envelhecimento. Segundo pesquisa realizada por Elisa Epel, psicóloga da Universidade da Califórnia, em São Francisco, a prática aumenta o tamanho dos telômeros, que está ligado ao envelhecimento das células.

Isso quer dizer que, além de atuar retardando o envelhecimento, a meditação também impede o surgimento de doenças ligadas à velhice.

Como colocar em prática?

Agora que você já sabe o que é o mindfulness e sua contribuição na conquista pela qualidade de vida, conheça alguns hábitos que ajudam a atingir esse estado.

Medite diariamente

Não é preciso começar meditando meia hora por dia. No início não é nada fácil sentar e focar na respiração por muito tempo. Isso requer prática. Então basta começar com dez minutos por dia. Com o tempo, a mente estará mais receptiva a fazer essa pausa e, em vez de se deixar levar pelas emoções, você estará mais tranquilo e atento.

Pratique o desapego e esteja presente

O que aconteceu ontem deve permanecer no passado. Da mesma forma, situações futuras precisam ser colocadas de lado. O estado de mindfulness é justamente o foco no momento presente, por isso, é preciso prestar atenção apenas ao que acontece nesse tempo. Por mais banal que seja a situação, ela deve ser apreciada nos mínimos detalhes.

Faça uma coisa de cada vez

Um dos motivos para que as pessoas estejam tão estressadas é querer fazer tudo ao mesmo tempo. Isso acontece principalmente no trabalho. A pressa para cumprir prazos acaba levando à falta de foco. Para atingir um estado de mindfulness é preciso reverter essa situação e criar o hábito de ir com calma, com um passo por vez.

Respire corretamente

Os exercícios de respiração são muito eficazes para atingir relaxamento mental e atenção plena. Além disso, é bastante simples usar a respiração para esse objetivo.

Basta se sentar em um lugar tranquilo e confortável, respirando lentamente. Ao inspirar e expirar, a atenção deve estar focada nas sensações que o corpo apresenta, como o movimento do peito e do diafragma.

Além de levar o indivíduo a um estado de atenção plena, respirar corretamente promove tranquilidade em qualquer situação de estresse, pois a prática envia sinais para o cérebro que proporcionam essa sensação.

Como você pode notar, a atenção plena é uma prática que possui diversos benefícios, agindo principalmente na redução do estresse e da ansiedade. Mas, para alcançar esse estado, é preciso desacelerar o ritmo, focando nas atividades do dia a dia sem julgamentos, apenas com sentimento de contemplação.

Gostou de saber mais sobre o mindfulness e seus benefícios? Então, aproveite para compartilhar este texto nas redes sociais e ajude seus amigos também!