Você sabia que os chás são grandes aliados no processo de emagrecimento?

Quando associados a uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável e balanceada, eles podem tornar esse processo mais rápido, pois promovem um melhor funcionamento do organismo.

Neste post, separamos alguns chás com eficiência comprovada e seus benefícios. É um para cada dia da semana! Vamos lá?

1. Chá verde

Com poder altamente oxidante, o chá verde é excelente para quem deseja emagrecer com saúde e rápido. Pesquisas indicam que duas xícaras da bebida ao dia ajudam a acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso. Isto acontece devido às substâncias teína e catequinas presentes na bebida. Se o consumo do chá estiver aliado com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, você potencializa os resultados.

Ele contém manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2, nutrientes que são essenciais para a saúde do organismo.

Procure tomar uma xícara quando acordar, na hora do lanche da manhã ou almoço. Se você sofre insônia, evite consumir depois das 16h, pois a bebida pode prejudicar o sono com a ingestão tardia.

Modo de preparo: 1 colher (sobremesa) de folhas de chá verde + 1 xícara de água quente (em qualquer tipo de chá que fizer, jamais deixe a água ferver. Altas temperaturas dissolvem as substâncias boas de algumas folhas). Misture e abafe por 10 minutos. Beba em seguida.

2. Chá de cavalinha

Outro importante chá para emagrecer é o de cavalinha. Tem excelente ação diurética, elimina toxinas, ajuda a desinchar, evita a retenção de líquidos, acelera o metabolismo e potencializa a queima de calorias. O resultado, claro, perda de medidas e peso.

Além disso, o chá de cavalinha também ativa a circulação sanguínea, melhora a aparência da pele e, por consequência, reduz a celulite.

Modo de preparo: 2 colheres (sopa) de cavalinha para 500 ml de água quente. Misture e abafe por 10 minutos. Beba ao longo do dia.

3. Chá de 30 ervas

Encontrados prontos em casas de produtos naturais, o chá de 30 ervas regulariza o intestino, controla a ansiedade (ótimo para quem sofre com a compulsão alimentar), inibe o apetite, acelera o metabolismo e tem ação diurética. Como o organismo reduzirá as toxinas, também será possível notar a redução de celulite e estrias.

Apesar de parecer milagroso, o chá de 30 ervas tem algumas contraindicações e não deve ser consumido por grávidas e pessoas com tendência a pressão baixa.

Modo de preparo: 1 litro de água quente + 3 colheres de sopa da mistura. Abafe por 10 minutos e beba em pequenas porções durante o dia.

4. Chá de abacaxi

O abacaxi é famoso por ajudar na digestão e com o seu chá não seria diferente. A bebida feita com a casca do abacaxi ajuda a melhorar a retenção de líquidos, melhora o intestino e auxilia no controle do peso. Quando aliado às atividades físicas, o chá contribui ainda mais para o processo de emagrecimento.

Modo de preparo: Casca de abacaxi + 1 litro de água + 6 folhas de hortelã + 1 canela em pau. Ferva a casca por 10 minutos, depois desligue o fogo e acrescente a hortelã e a canela. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.

5. Chá amarelo

Parente do chá verde, o chá amarelo tem altas taxas de antioxidantes. É rico em propriedades termogênicas, acelera a queima de gordura e combate os radicais livres. Além de reduzir o peso, a bebida é ótima para prevenir as rugas e acnes, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim e promove o bem-estar.

Modo de preparo: 1 litro de água quente + 5 colheres (sobremesa) das folhas. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos e beba durante o dia.

6. Chá de gengibre

Poderosíssimo termogênico, o chá de gengibre está entre os líderes para quem busca os famosos chás para emagrecer. A bebida queima calorias, aumenta o metabolismo e é ótima para quem busca tratamento para inflamações e resfriados.

Ao contrário dos outros chás mencionados, o de gengibre pode ser tomado à noite, antes de dormir. Neste caso, o processo de queima de gordura também acontecerá enquanto dorme.

Modo de preparo: 1 colher (sopa) de gengibre fresco + 1 litro de água quente. Abafe por 10 minutos e, assim que esfriar, divida porções em diferentes horários do dia.

7. Chá de hibisco

O chá de hibisco tem ação antioxidante, diurética, digestiva e até mesmo laxativa. A bebida acelera o metabolismo devido ao seu efeito termogênico.

Jamais beba o chá da flor de hibisco (flores facilmente encontradas em alguns jardins), pois seu chá não é feito de uma espécie diferente dessa encontrada nos jardins. Procure pelas flores secas (desidratadas) em casas de produtos naturais.

Modo de preparo: 1 colher (sopa) de hibisco + 500 ml de água. Abafe por 10 minutos e beba morno ou frio.

Encontre os chás ideais

Para garantir que está comprando bons produtos, opte por adquirir seus preparos em casas de produtos naturais de confiança. Sempre que possível, escolha as ervas desidratadas a granel, assim você garante um chá de infusão mais fresco e de maior qualidade.

As cápsulas ou pacotes prontos, comprados em farmácias ou mercados são bons, entretanto, perdem propriedades devido aos produtos usados para conservarem mais tempo nas prateleiras.

Benefícios dos chás para emagrecer

Nos tópicos acima você conheceu 7 chás e os seus muitos benefícios.  É importante dizer que, apesar das boas ações de todas as bebidas descritas, o mais relevante é conciliar aos chás algumas atividades físicas específicas para a sua rotina.

Caminhadas, exercícios aeróbicos, funcionais, dentre outros, podem potencializar a perda de peso. Para isto, basta direcionar a intensidade dos treinos para cada caso e combinar com as bebidas. Assim você garante uma ajudinha extra no processo digestivo, na aceleração do metabolismo e na regularização do organismo.

Infelizmente, ainda não inventaram um chá milagroso. Por isso, é bom frisar que a alimentação é extremamente importante para maximizar o resultado. Não adianta nada passar o dia bebendo chá, transpirar muito na academia e comer tudo o que vê pela frente. Moderação e foco sempre!

Agora que você descobriu 7 chás para emagrecer de maneira mais fácil, compartilhe essas sugestões em suas redes sociais. Temos certeza que seus amigos também adotarão esta prática.

 

A RUNWAY indica…