Cada vez mais, as pessoas vêm buscando emagrecer rápido e com saúde. Felizmente, a preocupação com a saúde também vem crescendo constantemente por consequência do aumento da expectativa de vida.

É importante cuidar da saúde e desfrutar de uma vida com qualidade, mas o emagrecimento é um desejo antigo das pessoas que, muitas vezes, negligenciam a qualidade do processo para atingirem um resultado em menor tempo.

A rotina corrida faz com que o tempo seja um fator determinante na qualidade de vida e, por isso, muitas pessoas não querem gastá-lo com determinadas tarefas. Elas preferem que os resultados sejam visíveis mais rapidamente.

No caso da perda de peso, há alguns caminhos que podem ser seguidos para que ela se acelere. Para ajudar nessa missão, criamos este post recheado de dicas para você emagrecer com saúde. Confira!

Crie uma rotina de alimentação

Para quem deseja emagrecer rápido e com saúde, cuidar da alimentação é tão importante quanto realizar um bom treino. Qualquer uma dessas duas ações, se não forem combinadas, podem levar ao fracasso de um bom planejamento.

É importante frisar aqui que dietas malucas da internet não são boas opções. Cada ser humano possui a sua individualidade biológica, por isso, algo que possa ser bom para uma pessoa talvez não seja eficaz para outra.

Para iniciar uma rotina de alimentação saudável, o primeiro passo é consultar um nutricionista, para que ele possa realizar uma avaliação. Após isso, ele poderá elaborar um cardápio com opções pensadas exclusivamente para você. Além disso, a rotina de treinamento também vai influenciar na escolha dos alimentos.

Há algumas práticas que podem ser adotadas por você e por todos que desejam uma rotina alimentar saudável, antes mesmo da ida ao nutricionista:

  • modere na quantidade de alimentos e invista na qualidade deles;
  • prepare as refeições em casa sempre que possível;
  • diminua o uso de sal e açúcar;
  • tenha horários regulares para se alimentar;
  • evite comidas gordurosas, doces, bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • risque do seu cardápio as comidas enlatadas, embutidas e congeladas;
  • aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.

Mantenha o corpo hidratado

Além de mudar a rotina alimentar, é preciso manter o corpo hidratado. A água é um dos principais elementos que compõem o organismo do ser humano, sendo ela responsável, entre outras funções, pelo transporte de oxigênio e nutrientes.

O problema é que ela não consegue se repor sozinha no organismo. É preciso que ocorra a ingestão de líquido para que a quantidade de água fique sempre controlada, principalmente quando se pratica alguma atividade física onde há uma grande perda por meio do suor.

O indicado é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Uma boa ideia é andar sempre com uma garrafinha, para facilitar esse importante hábito.

Faça exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos é indispensável para quem deseja emagrecer rápido e com saúde. Manter o corpo em movimento e trabalhar a musculatura aceleram o metabolismo, fazendo com que o corpo queime calorias até mesmo em repouso. Além disso, praticar atividade física também é bom para manter as doenças crônicas afastadas, reduzir o colesterol ruim e melhorar o sono e a autoestima.

Para que a perda de peso possa acontecer de maneira mais rápida, preservando a saúde, é indispensável que um profissional capacitado seja consultado. O educador físico tem a capacidade de criar um treino específico para as necessidades de cada um.

Ele saberá desenvolver um planejamento de forma progressiva, ou seja, estimulando e aumentando as dificuldades para o corpo constantemente. Essa periodização é importante, pois estimula o corpo a alcançar melhores resultados. Aquela pessoa que treina sempre os mesmos movimentos, com as mesmas cargas e número de repetições, com certeza não verá os mesmos resultados.

O ideal para quem deseja perder peso é que o nível de dificuldade e de cobrança cresça sempre. Fora isso, a divisão do treinamento de maneira inteligente contribui para que a pessoa não enjoe e não desanime.

Invista em treinos de alta intensidade

Em alta no mercado, os treinos realizados em intensidade alta são boas opções para quem quer emagrecer rápido. Ao realizar os exercícios em sua máxima capacidade, o organismo recebe os benefícios desse treino por até 48 horas após ele ter sido realizado.

Mas por que isso acontece? O principal motivo é que quando uma pessoa realiza exercícios de alta intensidade, ela não consegue absorver todo o oxigênio necessário ao corpo e, por isso, o organismo continua trabalhando mesmo no descanso, resultando em um gasto de energia e queima de gordura corporal até mesmo no pós-treino.

Cuide do descanso e do sono

Muitas pessoas não consideram a importância do descanso na busca pelo emagrecimento e acabam deixando a preocupação com o sono de lado. Contudo, ele é um elemento essencial ao sucesso dessa missão.

O hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo, proporcionando o desenvolvimento da musculatura, através da reparação das células e fibras que foram desgastadas durante a atividade física e da preparação dos músculos para o próximo dia de exercícios.

Caso não haja um descanso bem planejado e aproveitado, o corpo pode entrar no chamado over training, que é o treinamento em excesso. Esse fator é muito prejudicial a todo o planejamento de emagrecimento, pois vai te forçar a ficar alguns dias afastado da atividade física até que seu organismo consiga se recuperar totalmente.

E mais, aqueles que não dão o descanso necessário entre os treinos correm o risco de sofrer lesões, o que prejudica ainda mais a busca pelo emagrecimento. Emagrecer é o desejo de muitas pessoas que procuram, além de estética, uma melhor saúde e qualidade de vida. Mas, apesar da vontade, é preciso sempre respeitar os limites do corpo e aprender a escutá-lo.

Para que possa haver um melhor aproveitamento do esforço durante a reeducação alimentar e a realização dos exercícios físicos, procure o acompanhamento de profissionais, como nutricionistas e educadores físicos. Muitas vezes, realizar atividades sem acompanhamento trazem o resultado esperado e você acaba se desmotivando e desistindo dos seus objetivos.

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