Você sabe quais são os benefícios de correr? Se está pensando em dar seus primeiros passos nessa prática maravilhosa, deve saber que, entre vários tipos de modalidade, a corrida se destaca. Além de reduzir a pressão arterial e ser um ótimo exercício para o ganho de resistência, ela atua como reguladora do humor.

Quer saber mais sobre as vantagens de correr e por que a corrida é contagiante? Então, continue a leitura!

Estudo afirma que correr é contagioso

Se você sempre achou que aquele seu amigo que corre estava exagerando quando disse que correr é contagioso, é melhor se retratar. Um estudo feito pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2017 revelou que a corrida é contagiosa, comparando-a, inclusive ao vírus da gripe.

A pesquisa foi realizada durante cinco anos. Nesse tempo, foram analisados os dados de mais de um milhão de atletas inscritos em uma rede social de corredores. Além disso, avaliou mais de 3,4 milhões de conexões entre esses atletas.

De acordo com os resultados, a probabilidade de começar a correr — ou de continuar correndo — é maior quando se tem amigos que já praticam essa atividade física. O estudo também apontou que homens e mulheres são influenciados de formas diferentes.

Enquanto os homens tendem a ser motivados por ambos os sexos, as mulheres só são persuadidas pelas pessoas do mesmo sexo.

Benefícios da corrida para a saúde

Previne doenças cardiovasculares

A corrida é uma grande aliada da saúde do coração. Ela melhora o funcionamento cardíaco, potencializando o retorno venoso. Isso colabora com a redução da pressão arterial, proporcionando um melhor fluxo sanguíneo.

Outro benefício relacionado ao sistema cardiovascular é a prevenção da arteriosclerose. Correr diminui o colesterol considerado ruim (LDL) e aumenta o considerado benéfico (HDL).

Ajuda a perder peso

Correr promove grande gasto de energia. Para você ter uma ideia, uma corrida de 30 minutos pode queimar até 600 Kcal. Isso acontece porque esse exercício movimenta grandes grupos musculares.

Além disso, quanto mais tempo você corre, maior é a quantidade de hormônios liberados no organismo. Alguns exemplos deles são adrenalina, glucagon e cortisol, que controla o estresse.

Fortalece os ossos

A corrida é um exercício de impacto. Por isso, aumenta a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose e auxiliando no aumento da densidade óssea.

Além dos ossos, tendões, articulações e ligamentos também são beneficiados. Sem contar que sua prática regular diminui o risco de fraturas e torções.

Melhora o humor

Quando um indivíduo corre, seu organismo começa a produzir neurotransmissores que, entre outras coisas, melhoram o humor. Um dos mais comuns é a endorfina, responsável pela sensação de relaxamento, como se fosse um analgésico natural.

Correr também libera dopamina — neurotransmissor ligado à sensação de prazer — e aumenta os níveis de serotonina no cérebro, promovendo bem-estar e satisfação.

Reduz o risco de morte precoce

A prática regular dessa atividade física reduz em até 50% as chances de morte precoce. O motivo é simples: trata-se de um exercício que previne doenças como hipertensão, infarto agudo do miocárdio, diabetes e câncer de cólon, entre outras.

Promove ganho de resistência

Após alguns meses de treino, os efeitos no condicionamento físico começam a aparecer. Tarefas que antes eram cansativas — como andar a pé por mais tempo e subir escadas — se tornam mais fáceis de executar.

Entre outras coisas, isso se deve ao melhor desempenho do sistema cardiorrespiratório e também do aumento de glicogênio muscular no organismo.

Dicas para corredores iniciantes

Agora, que você já conhece alguns dos benefícios da corrida, confira as dicas para começar a praticar de maneira correta.

Comece devagar

Como se trata de um exercício de impacto, se você numa correu ou está há algum tempo parado, comece devagar. O ideal é intercalar caminhada e corrida para fazer com que o corpo se acostume.

Por exemplo: caminhe por um tempo — que pode variar de 15 a 30 minutos. Depois, faça pequenos trotes de 2 minutos. Com o passar do tempo, pode aumentar a duração dos trotes, até conseguir mais resistência.

É sempre bom contar com a orientação de um profissional. Assim, você não corre o risco de correr de qualquer jeito e provocar uma lesão física.

Escolha um tênis adequado

Esse é um fator essencial para ter sucesso nos treinos de corrida. Não adianta usar qualquer tênis para não arriscar a saúde. O tênis ideal para corredores deve proporcionar a pisada apropriada para cada pessoa.

Ele deve proteger os pés do esforço e fazer com que você tenha um bom resultado. Basicamente, vai dispersar o impacto que os pés recebem quando tocam o solo. Além disso, deve vestir confortavelmente os pés, de modo que eles não fiquem folgados dentro do calçado.

Decida onde correr

Você pode correr em qualquer lugar. No entanto, é preciso ficar atento para que ele não ofereça riscos. Prefira locais bem iluminados, com muita circulação de pessoas e livres de trânsito. Evite lugares muito acidentados, para não correr o risco de levar tropeções e quedas.

Cuide da postura

A postura merece bastante atenção para não causar dores e lesões. Mantenha a cabeça ereta e não levante as mãos mais do que a altura do peito. Tenha muita atenção aos braços, pois eles podem ajudar ou atrapalhar.

Além disso, o quadril deve estar bem encaixado. Para conseguir isso, você deve empurrar o bumbum para dentro e contrair a barriga.

Fortaleça os músculos

Apesar de ser considerada uma atividade física completa, a corrida deve estar acompanhada de outros exercícios para proporcionar melhores resultados. Musculação, treinamento funcional, Pilates ou qualquer outro exercício que favoreça o fortalecimento muscular são indicados.

Fazendo isso, além de usufruir de todos os benefícios da corrida, você estará aumentando a força, melhorando a postura e diminuindo o risco de lesões.

Percebeu como a corrida, além de ser contagiosa, é benéfica para a saúde? Agora, que você já tem essas informações, é só medir a distância e começar a dar as primeiras passadas.

Gostou de conhecer os benefícios de correr? Então, continue a visita em nosso blog e leia agora mesmo o artigo 7 benefícios de realizar exercícios físicos ao ar livre.

 

A RUNWAY indica…