Quando o verão se aproxima, muitos motoqueiros deixam de lado a segurança para poder aproveitar uma pilotagem mais confortável. Afinal, a sensação intensa de calor é realmente desconfortável nos centros urbanos e estradas, e mal dá para aproveitar a paisagem e o clima bom que a estação oferece sem os devidos cuidados, não é mesmo?

Nós sabemos que o brasileiro, por natureza, é apaixonado pelo calor, e por isso reunimos 7 dicas para viajar de moto no verão. Dessa forma, além de se sentir mais seguro, você também poderá desfrutar de todos os benefícios que essa estação proporciona. Confira!

1. Use os equipamentos adequados

Pode parecer uma dica óbvia, principalmente para quem está acostumado a viajar de moto no verão. No entanto, muitos motoqueiros acabam tentando se livrar do calor deixando de lado a segurança necessária.

Então, o primeiro passo para que você faça uma viagem segura é usando os equipamentos adequados. Mas nada de vestir uma jaqueta pesada e um par de luvas feitas com tecido grosso sob um calor de 40° C.

Capacetes

Em dias assim, invista em equipamentos específicos, que são mais confortáveis e seguros. Os capacetes, por exemplo, contam com modelos mais ventilados e escamoteáveis, ou seja, a parte do queixo é mais articulada, o que permite a abertura completa da área frontal.

Jaquetas e coletes

Para o corpo, as jaquetas feitas com grandes furos são mais ventiladas; alguns modelos, inclusive, têm fundo removível impermeável, que é indicado para as chuvas de verão. Também há as opções de coletes com proteção. Basta vestir uma camiseta e usá-lo para se proteger.

Luvas e demais itens

As luvas, assim como as jaquetas e calças, precisam ser ventiladas e ter protetores discretos. Dessa forma, você viaja de moto no verão de um jeito muito mais seguro e confortável, tudo para aproveitar melhor o clima da estação.

2. Hidrate-se bastante

Dirigir no calor excessivo pode causar alguns desconfortos, como dores de cabeça, enjoos, fadiga e outras sensações. Por esse motivo, outra dica essencial é a hidratação. O mais recomendado para os pilotos de moto é que eles bebam água a cada duas horas.

Caso o calor esteja muito intenso, o melhor é molhar o rosto, além do pescoço e calças. Logo, andar sempre com uma garrafa de água ou fazer paradas estratégicas para se hidratar é de suma importância.

3. Coma alimentos leves

Além de beber muita água, o calor exige uma alimentação mais leve e balanceada, para evitar desconfortos gastrointestinais. Antes de pegar a estrada, opte sempre por saladas e frutas. Também é permitido inserir uma proteína grelhada, que é mais saudável.

Evite frituras, comidas gordurosas e de difícil digestão.

4. Tome cuidados com as chuvas

Viajar de moto no verão não é apenas tomar cuidado com o calor intenso, mas também estar preparado para as chuvas da estação. De modo geral, todo motociclista sabe que pilotar na chuva não é indicado, principalmente nesse período, em que tempestades de fim de tarde costumam acontecer de forma inesperada.

Para evitar surpresas no percurso, previna-se! Tenha sempre uma capa de chuva e, caso a precipitação se torne mais intensa, espere que passe em um local seguro. Também vale sempre dar aquela olhada na previsão do tempo antes de pegar a estrada.

5. Faça pausas para descanso

Como falamos, pilotar a moto debaixo de um sol escaldante pode gerar muitas sensações ruins. Para evitá-las, planeje-se antes de sair de casa e pense em paradas estratégicas — elas serão primordiais não somente para contribuir com a sua sensação de bem-estar para se refrescar e se hidratar, mas também para a moto.

Afinal, ela também é afetada pelo calor. Então, o ideal é sempre verificar se o nível do óleo está bom, pois assim o motor não é prejudicado. A corrente deve estar sempre lubrificada e regulada. Nesse quesito, não deixe também de verificar a pressão dos pneus, que pode alterar por causa do calor.

6. Atente para os horários antes de viajar

Mesmo que viajar de moto no verão seja inevitável para muitos motociclistas — que fazem isso a trabalho ou que não aguentam ficar parados nas férias —, o calor em excesso não faz bem para o organismo. Portanto, é recomendável que você pegue a estrada antes das 10 da manhã ou depois das quatro da tarde, que é quando o sol não está tão intenso.

Ainda nesse quesito, não deixe de passar o protetor solar a cada duas horas. Dessa forma, a sua saúde e a sua pele estarão protegidas e você poderá aproveitar a viagem por inteiro!

7. Aproveite os benefícios de viajar de moto no verão

Depois de tomar todos esses cuidados, é hora de curtir ao máximo a sua viagem de moto. Isso porque a estação, quando você está devidamente protegido, proporciona inúmeros benefícios:

Sensação de liberdade

Andar de moto já traz uma sensação incrível de liberdade, principalmente quando o tempo está bom para a ir à praia ou simplesmente para passear. Viajar de moto durante o verão, portanto, é um momento ótimo para vivenciar toda essa sensação de liberdade e alegria.

Paisagens durante a viagem

Ao contrário dos dias chuvosos, em que o céu fica nublado, os dias de calor são perfeitos para apreciar a paisagem. A estrada fica em melhores condições e você consegue aproveitar a viagem por inteiro. Sempre tomando as devidas precauções, é claro.

Trânsito mais livre

Outro benefício de viajar de moto no verão é que é nessa estação que as pessoas costumam tirar férias. Logo, as estradas tendem a ficar mais vazias e o trânsito é quase inexistente. Além disso, com as ruas menos lotadas, é também mais fácil encontrar um bom lugar para estacionar.

Eventos para os apaixonados por motos

Outra vantagem incrível de viajar de moto no verão são os encontros voltados para os motoqueiros. Neles, você interage com pessoas que têm o mesmo interesse e a mesma paixão por moto que você.

Basta tomar os cuidados necessários, que viajar de moto no verão pode te proporcionar, além de segurança, uma sensação incrível de satisfação e, acima de tudo, liberdade!

Gostou das dicas? Deixe nos comentários o que você costuma fazer para aproveitar a sua viagem de moto!