A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelos altos níveis de glicose no sangue. Logo, quem sofre dessa condição sabe como é importante ter cuidados redobrados com a saúde, principalmente com a alimentação.

No entanto, as atividades físicas para diabéticos também são indicadas, visto que a doença deixa o organismo mais suscetível aos riscos de problemas cardiovasculares, além de exigir que as taxas glicêmicas no sangue mantenham-se sempre controladas.

A prática regular de exercícios tem, portanto, papel fundamental na vida de uma pessoa diabética — tanto para o controle da doença quanto para proporcionar melhor qualidade de vida na rotina de quem convive com essa condição.

Diante dessas informações, reunimos os cinco principais benefícios que as atividades físicas proporcionam a quem tem diabetes e algumas dicas de exercícios para quem pretende aderir ao hábito e adotar um estilo de vida muito mais saudável.

Confira!

1. Reduz o excesso de glicose no sangue

Ao praticar uma atividade física, o organismo passa por diversas transformações. Os músculos, por exemplo, precisam usar a energia que vem da glicose quando são contraídos.

Por isso, quando uma pessoa se exercita, uma boa parte do açúcar que estava no sangue é eliminada e redirecionada para esse tecido — o que contribui para um melhor desempenho.

Nesse processo, o efeito no curto prazo é bem parecido ao do hormônio insulina, que remove o excesso de glicose no sangue e beneficia sua entrada às células. Logo, ao praticar uma atividade física por, no mínimo, 30 minutos, o diabético já pode sentir os efeitos positivos em seu dia a dia.

2. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

A resistência à insulina está entre os principais fatores de risco para a doença cardiovascular, já que é responsável pelo desenvolvimento das placas de aterosclerose, que entopem as artérias do coração.

Nos adultos, a Diabete Melito se desenvolve pela resistência ao efeito da insulina e não pela falta dela. Ou melhor, a insulina disponível, mesmo em quantidade suficiente, não é capaz de fazer com que a glicose penetre nas células para que seja metabolizada.

As atividades físicas, por sua vez, diminuem essa resistência à ação da insulina e facilitam a entrada da glicose na célula. Desse modo, retardam o surgimento da Diabetes Melito.

3. Melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade

Quando uma pessoa que tem diabetes adere à prática regular de atividades físicas, o corpo tende a ficar mais forte — o que ajuda também a melhorar o equilíbrio e a flexibilidade. É claro que, para obter esses benefícios, o ideal é focar em atividades que trabalham o corpo por inteiro, como é o caso da corrida.

É importante frisar que, ao fortalecer o corpo e, consequentemente, melhorar a saúde física, ocorre também o aumento da resistência cardiovascular. Além disso, os exercícios evitam a fragilidade óssea, o que colabora de forma positiva para a qualidade do osso, tornando as articulações mais fortes e aprimorando o equilíbrio.

Para otimizar os resultados, a musculação deve ser feita com autorização do médico responsável pelo tratamento do paciente, além de ser fiscalizada por um profissional de educação física.

4. Controla o peso

O peso é um fator facilitador no controle glicêmico. Inclusive, o excesso de peso pode contribuir para o surgimento da diabetes tipo 2, que acomete 90% das pessoas que têm problemas em metabolizar a glicose. Logo, perder peso, quando este está elevado, é um dos primeiros passos para reduzir os riscos causados pela doença.

O diabético pode praticar tanto exercícios aeróbicos quanto exercícios de resistência. O ideal é que eles não sejam praticados em dias consecutivos, caso sejam da mesma modalidade. Lembre-se de que a perda de peso só é possível também com a mudança dos hábitos alimentares.

Outro ponto de atenção vai para as pessoas sedentárias, que são mais suscetíveis à obesidade e a diversos problemas de saúde. Assim, a melhor forma de espantar os sintomas do sedentarismo é aderindo à prática regular de exercícios físicos e à alimentação saudável.

5. Melhora a disposição e a sensação de bem-estar

Outro benefício das atividades físicas para diabéticos é a melhora significativa na circulação sanguínea, no sono e no humor — o que ajuda no aumento da disposição e na redução da ansiedade. Tudo isso porque, ao praticar atividades físicas, o corpo libera a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Então, encontrar a modalidade que mais se adapta às suas necessidades e condições é importante para que, durante a prática, o diabético se sinta seguro, confiante e, claro, satisfeito e feliz.

Atividades físicas que podem ser praticadas por pessoas com diabetes

Agora que você já conhece os cinco principais benefícios das atividades físicas para diabéticos — a redução dos níveis de glicose no sangue, a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, o aumento da força, do equilíbrio e da flexibilidade, por exemplo —, confira também algumas sugestões de exercícios adequados para eles:

  • caminhada;
  • ciclismo;
  • corridas;
  • dança;
  • natação.

Para usufruir de todos os benefícios citados, é indispensável buscar orientação médica, pois somente um profissional poderá avaliar a sua saúde como um todo. Além disso, todos os exercícios devem ter acompanhamento especializado, a fim de evitar movimentos errados e lesões no corpo.

Quem nunca praticou exercícios precisa começar com calma. Inicie com caminhadas curtas e leves. Após algumas semanas, aumente o ritmo e o tempo gradativamente. Depois, você pode encaixar outros exercícios em sua rotina até que o corpo se adapte por completo.

As atividades físicas para diabéticos também exigem a checagem das taxas de açúcar no sangue antes, durante e após todos os treinos. Caso seja necessário, tenha balas e sachês de glicose para corrigir a hipoglicemia. Por fim, hidrate-se muito, pois o portador de diabetes perder mais água para compensar os altos e baixos da glicose.

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