Quando o assunto é perder peso e ficar em forma, todo santo ajuda, mas não é bem por aí que as coisas funcionam. É melhor ficar atento e pesquisar bem, pois há várias informações espalhadas na internet sobre o processo de emagrecimento que confundem ou enganam muita gente.

É importante reforçar que não existem fórmulas nem dietas milagrosas que façam emagrecer da noite para o dia de forma saudável. Existem, sim, alimentos potencializadores e alguns hábitos que, associados a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios, podem auxiliar o processo de emagrecimento.

Para alertá-lo, separamos 12 mitos e verdades sobre o processo de emagrecimento que vão ajudar você a não cair em uma cilada. Confira:

1. Comer após as 20 horas engorda mais?

Mito. Não é o horário em que você come que determina o quanto você engorda ou não, mas sim o que você come e principalmente em que quantidade.

Acontece que a maioria das pessoas fica longos períodos sem comer e tende a compensar esse desfalque na hora do jantar e à noite. Além de nosso metabolismo ser mais lento, o corpo tende a se exercitar menos, aí fica difícil eliminar as calorias adquiridas em excesso.

2. Comer de 3 em 3 horas ajuda emagrecer?

Verdade. Comer de três em três horas faz com que o seu metabolismo esteja sempre ativo e ajuda no processo de emagrecimento. Quando há jejum prolongado, o metabolismo desacelera e diminui o gasto de energia, auxiliando o ganho de peso.

Além disso, comer em períodos curtos ajuda a manter a saciedade, evitando que você extrapole o consumo de alimentos nas principais refeições.

3. Não comer carboidrato após as 18 horas emagrece?

Mito. O consumo de carboidratos à noite não é proibido e muito menos prejudicial para quem quer emagrecer. Nosso metabolismo tende a ficar mais lento após as 18 horas, mas isso não significa que você deve abolir os carboidratos, mas sim reduzir a medida.

Nada adianta eliminar o carboidrato à noite e dobrar o consumo na manhã seguinte. O ideal é sempre balancear a dieta!

4. Ingerir líquidos durante as refeições engorda?

Verdade. O consumo de líquido em excesso durante as refeições pode provocar a dilatação do estômago, o que consequentemente leva a um consumo maior de alimentos. Sem falar que o consumo de líquidos junto às refeições dificulta o processo da digestão.

5. Musculação não serve para perda de peso?

Mito. Primeiro, qualquer atividade física é importante para perder peso, e, segundo, a musculação ajuda na formação de massa muscular e quanto mais músculos, mais o corpo trabalha para mantê-lo, ou seja, ele gasta mais calorias.

6. Comer fruta demais pode engordar?

Verdade. Embora sejam saudáveis e essenciais para uma boa alimentação, o consumo de frutas deve ser moderado — cerca de 4 ou 5 por dia. Isso porque as frutas possuem frutose, um carboidrato que pode engordar quando em excesso, e o mesmo vale para os sucos naturais.

7. Corrida emagrece mais que caminhada?

Mito. Um treino com intervalos entre corrida e caminhada pode surtir mais efeito que uma caminhada de horas a fio. O mais importante é respeitar os limites do corpo e evoluir aos poucos, de preferência sempre com o acompanhamento de um profissional.

8. Consumo de chás antes das refeições ajuda emagrecer?

Verdade. Alguns chás, como chá verde e o chá preto, possuem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo para o gasto de energia. Recomenda-se o consumo de mais ou menos um litro de chá por dia para ajudar no processo de emagrecimento — já o horário de consumo pode ser aleatório.

9. Substituir refrigerante por suco natural ajuda a emagrecer?

Mito. A substituição é válida em termos de nutrientes, já que o suco natural possui vitaminas essenciais para nossa saúde, enquanto o refrigerante nada tem a agregar.

No entanto, os sucos podem ser tão ou mais calóricos que os refrigerantes, devido à alta concentração de frutose existente nas frutas. É recomendado sempre o consumo moderado de sucos, mas o melhor é sempre dar preferência à água.

10. Suco de limão em jejum emagrece?

Verdade. O limão, além de ser rico em vitamina C, protege contra os radicais livres e possui ação diurética e antioxidante. Assim, ele equilibra o PH do nosso corpo e evita o acúmulo de sódio no organismo.

Beber um copo de água morna com o suco de um limão em jejum pela manhã ajuda a prevenir o inchaço provocado pela retenção de líquidos e promove uma limpeza no nosso organismo.

11. Trocar refeições por shakes ajuda a emagrecer?

Mito. Os shakes, principalmente os industrializados, possuem aditivos químicos e não conseguem suprir as necessidades de nutrientes suficientes que só uma alimentação balanceada consegue.

Uma dieta apenas com ingestão de líquidos pode deixar o metabolismo preguiçoso. Além disso, na reeducação alimentar, o processo de mastigação e consciência de saciedade é tão importante quanto o consumo dos alimentos certos em quantidades certas.

12. Refrigerantes diets são permitidos na dieta de emagrecimento?

Mito. Os refrigerantes diets são tão ruins ou até piores que os refrigerantes normais, porque as versões diet possuem mais sódio que as versões normais, sem falar nos corantes e aditivos químicos. Refrigerantes em geral devem ser abolidos da dieta de quem quer emagrecer e ter uma vida saudável.

É importante alertar que nem tudo o que está na mídia é verdade: famosos que emagrecem em duas semanas, o alimento milagroso que promete acabar com dez quilos em um mês, a subcelebridade que emagreceu comendo chocolate, sem falar nos alimentos da moda. São tantas as informações equivocadas espalhadas por aí, muitas até prejudiciais à saúde!

Fique atento! Pesquise, desconfie de dietas milagrosas e aceleradas, procure por artigos científicos e pesquisas sérias, e, o mais importante, procure sempre um profissional para te orientar, pois cada organismo funciona de uma forma e o que serve para um pode não servir para você.

A solução mais viável e sensata para quem quer emagrecer com saúde é e sempre será a boa alimentação, moderação no consumo dos alimentos, disciplina para comer nos horários certos e a prática de exercícios regularmente.

Agora que você já sabe que não existem milagres no processo de emagrecimento, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais, para que seus amigos não caiam em cilada!