Quer fazer bonito no verão, mas está tendo sérias dificuldades para emagrecer, pois não consegue controlar a vontade de comer? Já pensou em incluir na sua dieta alguns itens que dão a sensação de saciedade?

Se sua resposta foi “sim” para as duas perguntas, saiba que muitos alimentos proporcionam excelentes resultados na hora de controlar a fome. Isso ocorre pelo fato de serem ricos em fibras, proteínas e nutrientes fundamentais para desacelerar a digestão.

A seguir, preparamos uma lista com 8 tipos de alimentos que serão úteis para você comer bem e, ainda, controlar o peso. Continue a leitura e confira!

1. Batata-doce

Esse é um dos alimentos que mais satisfazem, pois mantém, em média, o triplo do tempo de saciedade em relação aos outros. A batata-doce é rica em carboidrato, repleta de fibras e provém doses de potássio como ninguém, o que ajuda consideravelmente os esportistas a evitarem as indesejáveis câimbras.

Seu poder nutritivo colabora para a recuperação da massa muscular e ajuda a conter possíveis depósitos de gordura na região abdominal (os famosos “pneuzinhos”). Como dispõe de um baixo índice glicêmico, ou seja, a entrada de açúcar nas células é gradativa, a batata-doce ainda consegue minimizar o risco de diabetes.

2. Ovos

O consumo de ovos, ao contrário do que várias pessoas pensam, é muito saudável, pois se trata de um alimento que conta com as vitaminas A, B, D e E. Além disso, sua formação inclui todos os aminoácidos essenciais para a saúde, sendo que sua ingestão estimula a acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para o desenvolvimento cerebral.

Por ser considerado uma fonte de proteína perfeita, seu papel é relevante na saciedade do organismo. Se preferir, você pode comer ovos logo pelo café da manhã sem problema algum, afinal terá à disposição um alto teor de minerais importantíssimos, tais como o ferro, o sódio, o zinco e o fósforo.

3. Leguminosas

Esse grupo contém uma quantidade enorme de fibras e, até por isso, causa aquela sensação boa de saciedade, visto que seus nutrientes são processados com maior lentidão no estômago. O feijão, por exemplo, é fonte eficaz de proteína vegetal e ferro, além de contar com antioxidantes essenciais para a pele e o cabelo.

Já a lentilha, um dos pratos típicos das festas de final de ano, tem benefícios muito parecidos, só que é menos calórica do que o feijão e ainda ajuda a ter um sono reparador. Sendo assim, as leguminosas exercem um excelente papel na diminuição da fome, independentemente de serem cozidas ou colocadas em saladas e sopas. 

4. Aveia

Pelo simples fato de conter mais fibras e proteínas do que qualquer outro grão, a aveia é considerada o cereal que mais sacia a fome. Talvez você não saiba, mas esse alimento é rico em beta-glucano, uma fibra solúvel que contribui com o metabolismo e, naturalmente, o retardamento da digestão.

A aveia tem uma capacidade grande de absorver líquidos e, por isso, combina direitinho com laticínios, tais como o iogurte ou leite desnatado. Ainda convém lembrarmos que o farelo de aveia é uma fonte poderosa de carboidratos, além de melhorar a flora intestinal e desestimular a produção de gordura no corpo.

5. Pipoca

Se você tem a mania de sempre mastigar alguma coisa, até mesmo para controlar a ansiedade, a pipoca é uma ótima pedida para obter o resultado de que precisa. Não à toa, esse petisco é um sucesso absoluto nas salas de cinema, afinal nada como encher a barriga e se concentrar melhor no filme, não é mesmo?

Feita de maneira natural, sem adição de manteiga ou qualquer outra cobertura, a pipoca se torna uma fonte importante de antioxidantes, fibras e amido. Desde que seu consumo seja moderado, a iguaria ainda contribui com a perda de peso e auxilia o intestino a cumprir suas funções normais.

6. Peixes

Não é segredo para ninguém que o consumo de peixe, seja qual for o tipo, é fundamental ao nosso bem-estar. Para se ter uma ideia, devido aos altos índices de ômega 3 em sua composição, o alimento contribui para retardar o aparecimento de doenças degenerativas, isto é, colabora (e muito) com a saúde mental.

O peixe-branco, por exemplo, pode manter a saciedade da pessoa por um bom período, porém recomenda-se que seja feito a vapor ou grelhado. Já os peixes gordos são ricos em ácidos graxos e proporcionam vantagens ao corpo muito maiores do que as carnes bovinas ou de aves.

7. Frutas

De maneira geral, as frutas são benéficas em diversos aspectos que compõem um estilo de vida saudável, a fim de prevenir as mais variadas doenças. Quando o assunto é a sensação de saciedade, algumas se destacam, pois contam com substâncias excelentes para desempenhar a função de matar a fome.

O abacaxi, uma excelente alternativa para consumo no café da manhã, é abundante em água e fibras. A fruta consegue, ainda, ajudar na absorção de ferro pelo organismo. Já a maçã, além de ser um alimento adstringente e que protege a garganta, é fonte de pectina, a fibra que retarda a digestão.

8. Abóbora

Por último, mas não menos relevante do que os demais alimentos, a abóbora é praticamente um curinga na cozinha, pois pode ser feita refogada, cozida, grelhada, assada e em pratos salgados ou doces. Trata-se de uma comida farta em vitamina A, fósforo, fibras e cálcio, ou seja, facilita muito a vida de quem pratica atividades físicas regularmente.

Cada porção de 100 gramas dispõe de menos de 35 calorias. Sendo assim, podemos dizer que a abóbora ainda é um alimento fit, que pode ser bem aplicado em várias receitas de dieta. Para se ter uma ideia, a sopa feita com o legume, além de dar saciedade, tem inúmeras propriedades que ajustam a flora intestinal.

Para concluirmos, saiba que a reeducação alimentar é uma peça-chave no quebra-cabeça do emagrecimento. Essa iniciativa pode contribuir bastante para que você se sinta bem e, naturalmente, com a autoestima em dia.

O que achou desta lista de alimentos que dão a sensação de saciedade? Gostou das informações? Então, aproveite a visita ao blog e veja que a água é o segundo pilar para uma saúde vigorosa!