O metabolismo após os 30 anos e as várias mudanças que ocorrem no nosso corpo nessa fase trazem preocupação para homens e mulheres.

E, embora essa seja um período incrível, o nosso organismo tende a sofrer alterações que requerem uma atenção e cuidado maior.

No conteúdo de hoje, vamos explicar porque é mais difícil perder peso após essa idade, quais as mudanças que ocorrem em nosso corpo e o que fazer para estimular o metabolismo. Acompanhe!

Os 30 anos: a melhor ou a pior fase?

Os 30 anos são considerados os novos 20, pois essa idade se caracteriza como a fase mais feliz para pessoas de ambos os sexos.

Geralmente, é com essa faixa etária que conquistamos a independência financeira, adquirimos maturidade para lidar com os desafios da vida e estamos prontos para explorar o mundo, construir uma família, contribuir com o desenvolvimento da sociedade e viver novas experiências.

E para constatar isso, o site britânico Friends Reunited, fez uma pesquisa com usuários de redes sociais com mais de 40 anos, para descobrir qual a idade mais feliz na opinião deles.

A grande maioria (70% dos entrevistados) respondeu que conquistaram a felicidade aos 33 anos, e alegaram que não eram verdadeiramente felizes até chegarem a essa idade. Legal, né?!

Mas, se esse é o período mais feliz, porque tantas pessoas, principalmente mulheres, reclamam das alterações que surgem no corpo com essa idade? E a maioria diz que não tem mais o corpo de antes e que engordaram após os 30?

A resposta é: após os 30 anos, o metabolismo começa a ficar mais lento, preguiçoso, e isso dificulta um pouco mais a perda de peso.

No caso das mulheres, é um pouco pior porque, além disso, há também a redução da produção hormonal, que também dificulta o processo de emagrecimento.

Mas, não precisa se preocupar, pois é extremamente possível tornar esse cenário mais favorável e contribuir para que o metabolismo fique mais acelerado, podendo aproveitar ao máximo essa fase, cheia de disposição e com o corpo saudável.

Por que o metabolismo fica mais lento após os 30?

O metabolismo é constituído por um conjunto de transformações químicas em nosso organismo que exercem, por meio dos nutrientes e substâncias que ingerimos, a promoção  de energia para mantê-lo funcionando adequadamente.

Por volta dos trinta anos, quando começa o processo natural de envelhecimento do nosso corpo, a taxa metabólica é alterada promovendo mudanças em todo o sistema biológico.

Assim, nessa fase o metabolismo começa a ficar mais lento e passamos a sentir as diferenças no corpo.

No entanto, o metabolismo pode ser influenciado de várias formas.

Algumas em si são fatores inalteráveis, como a genética, que pode ser favorável ou não, razão pela qual existem pessoas magras que comem muito e não engordam; e a idade, correspondendo ao fator biológico do processo natural de envelhecimento que explicamos acima.

Quais as principais mudanças no corpo quando o metabolismo desacelera?

A redução do metabolismo faz com que algumas pessoas sintam que ganharam ou estão ganhando peso após completarem 30 anos.

Por que o corpo responde de outra maneira se, afinal de contas, elas continuam comendo a mesma quantidade que antes, consumindo os mesmos alimentos e fazendo as mesmas atividades?

Isso acontece porque, biologicamente, nessa idade, a taxa metabólica basal, que é a responsável pelo gasto das calorias que ingerimos e da energia que nos auxilia nas atividades do dia a dia, reduz e reflete, diretamente, no corpo, física e mentalmente.

Outro fator que surge também, a partir dessa idade, é a redução da produção de colágeno, ocasionando o aumentando da flacidez, surgimento de rugas e linhas de expressão no rosto e aumento de celulites pelo corpo.

Além disso, a perda da massa óssea, por volta dos 35 anos, aumenta o risco do surgimento de osteoporose.

Dentre as principais alterações que acontecem após os 30 anos, devido aos fatores biológicos e, principalmente, à redução do metabolismo estão:

Assim, podemos chamar de fase de alerta à vida mais saudável. Agora, mais do nunca, é preciso dar atenção à saúde e abandonar os velhos e maus hábitos.

É hora de evitar o consumo de salgadinhos, frituras, pizzas, doces, sanduíches e bebidas alcoólicas, e investir em uma dieta mais nutritiva e com alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo e começar a se mexer, praticar esportes e atividades físicas.

Confira 5 dicas para acelerar o metabolismo após os 30 anos

Uma pessoa com 30 anos está longe de ser velho, no entanto, é preciso compreender e respeitar as mudanças que surgem em seu organismo e se adequar as novas necessidades para ter uma vida mais feliz e saudável.

Confira algumas dicas que ajudam a acelerar o metabolismo e ter mais qualidade vida:

  • alimente-se de 3 em 3 horas: comer a quantidade correta de alimentos em intervalos de 3 em 3 horas estimula o organismo a estar sempre trabalhando no processo de digestão e, com isso, o metabolismo fica mais acelerado.

  • consuma alimentos termogênicos: alguns alimentos naturais possuem propriedades que ajudam acelerar o metabolismo, como gengibre, pimenta, canela, chá verde e chá de hibisco. Insira-os em sua dieta!

  • elimine os maus hábitos alimentares: evite o consumo de açúcar, alimentos gordurosos, carboidratos ruins e bebidas alcoólicas. Opte sempre por alimentos naturais e saudáveis, que contenham fibras que auxiliam na digestão e carboidratos de baixo índice glicêmico, que possuem digestão mais lenta.

  • pratique exercícios: as atividades físicas, além de acelerarem o metabolismo, ajudam a manter a saúde em dia, fortalecer os ossos e ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia. Prefira exercícios aeróbicos para acelerar na queima de calorias extras.

  • beba muita água: a água mantém o corpo hidratado e ajuda a limpar as toxinas que absorvemos, além de manter o metabolismo em atividade. E se quiser optar por perder umas calorias a extras, beba água gelada, assim o organismo terá que trabalhar mais para igualá-la à temperatura do corpo.

Viu só, como é possível emagrecer, ter mais saúde e continuar a ser jovem e com disposição mesmo com as mudanças do metabolismo após os 30 anos?! Comece agora mesmo a transformar o seu estilo de vida e tenha mais saúde para curtir a melhor fase de todas.

E aí, gostou do conteúdo? Foi útil para você? Deixe aqui nos comentários a sua opinião!