Embora seja importante durante o ano todo, a prática de atividade física no verão costuma ser maior. O calor desperta nas pessoas a vontade de sair de casa e cuidar do corpo, principalmente, para aqueles que querem correr atrás do prejuízo e tentar ficar em forma para aproveitar melhor a estação.

Mas, também existem aqueles que detestam fazer exercícios no calor. A alta temperatura e o excesso de suor pode ser uma missão muito árdua para quem quer e precisa manter as atividades físicas no verão.

Assim, apesar do calor excessivo, o verão pode ser muito favorável para a prática de exercícios e, até mesmo, potencializar os resultados. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que as altas temperaturas não prejudiquem sua saúde.

A estação pede praia, piscina, roupas leves e pele a mostra, por isso, já é quase um ritual, todo mundo querer perder os quilinhos extras que ganhou durante o ano e exibir a boa forma no verão. A boa notícia é que a estação, de fato, conspira a favor. Acompanhe este conteúdo e conheça todos os benefícios e cuidados da prática de atividades físicas no verão.

Verão: tempo de entrar em forma

As altas temperaturas são grandes estímulos para iniciar uma alimentação mais saudável, com verduras, legumes e frutas que, além de serem mais leves e refrescantes, fornecem inúmeros benefícios ao nosso organismo e ajudam a emagrecer.

Além disso, no verão, devido a alta temperatura, o corpo perde muito líquido e acaba desidratando e, por isso, a nossa sede aumenta, exigindo a nossa atenção no consumo de muita água. Afinal, ela é um poderoso purificador para o nosso organismo, pois ajuda a eliminar todas as toxinas do corpo, hidratar e diminuir o inchaço — o que é ótimo para quem quer perder os quilinhos extras.

Essa mudança no hábito alimentar, por si só já é um grande passo para quem quer ficar em forma no verão, no entanto, os benefícios da estação não param por aí. O calor também estimula a prática de atividades físicas e, não é à toa que as academias e ruas ficam cheias de pessoas.

Mas, como não é apenas com a estética que devemos nos preocupar, separamos algumas dicas importantes para quem quer praticar atividades físicas no verão com saúde, qualidade de vida e de quebra, ainda perder aqueles quilinhos. Confira:

Dicas e cuidados para praticar atividade física no verão com saúde

Para aproveitar ao máximo os benefícios da estação e praticar atividades físicas com saúde e qualidade de vida, separamos 5 dicas e cuidados especiais para você curtir tudo o que verão tem de bom.

1. Dê preferência aos alimentos naturais

Alimentar-se bem e corretamente é essencial para o bom rendimento das atividades físicas. No verão, dê preferência para alimentos leves, naturais e de preferência crus, que são mais refrescantes, saudáveis e nutritivos.

Recomenda-se comer de 3 em 3 horas para manter o metabolismo ativo, e para quem pratica atividades físicas o é ideal se alimentar uma hora antes e após o treino.

2. Mantenha seu corpo hidratado

No calor o corpo precisa de mais líquido para se manter hidratado e evitar o inchaço provocado pela retenção de líquido. Por isso, quanto mais água você beber melhor!

Sucos naturais e desintoxicantes também são ótimas opções para suprir as vitaminas e nutrientes que o corpo precisa, no entanto, eles não substituem a água. Por isso, beba no mínimo 2 litros de água por dia para manter o corpo hidratado.

Outra dica especial para quem quer potencializar a prática de atividades físicas é consumir água gelada que, além de refrescar, ajuda a equilibrar a temperatura do nosso organismo e acelerar o metabolismo.

3. Use roupas e calçados confortáveis

Para manter a temperatura do corpo estável utilize roupas mais frescas, leves, soltas e que deixem a pele respirar. Dê preferência às de cores mais claras, que absorvem menos temperatura. Já no caso de calçados, escolha um tênis confortável e que seja adequado aos seus pés, sua pisada e à atividade física que pratica.

Em lojas de esporte especializadas é possível avaliar e descobrir qual o melhor tênis para você e para o que deseja. Caso tenha algum problema de saúde, um ortopedista poderá ajudá-lo na escolha do calçado ideal e na prática que não prejudicará sua saúde.

4. Escolha a melhor atividade física para você

Embora não exista a melhor ou a pior atividade física, tudo depende da condição de quem as pratica. O que vai diferir na hora da escolha é o seu objetivo e a sua condição de saúde para praticá-la. Por isso, caso tenha alguma limitação ou objetivo específico, o ideal é que procure um especialista para orientá-lo na decisão.

E como estamos no verão, uma boa sugestão é unir o útil ao agradável. Os exercícios aquáticos, além de refrescar no calor, também oferecem resultados muito satisfatórios para quem quer potencializar a queima de gordura, melhorar o condicionamento físico, força e resistência.

5. Tome cuidados ao praticar exercícios ao ar livre

Exercícios ao ar livre nessa época do ano são ótimos, principalmente, se a prática for realizada em um lugar agradável como um parque ou praia. No entanto, vale a pena ficar atento a alguns cuidados durante essas horas.

Use sempre filtro solar, boné e óculos para se proteger dos raios nocivos, e procure lugares com ventilação e que sejam arborizados, como praças, parques e praias. Evite exposição direta ao sol intenso, principalmente entre os horários das 11 até as 15 horas.

6. Calor não é desculpa

E para quem não suporta o calor e ficar transpirando o tempo todo, saiba que isso não é desculpa para não praticar atividades físicas no verão.

Além dos exercícios aquáticos, que citamos aqui, como uma ótima e eficiente opção, escolher horários os quais as temperaturas estejam mais amenas, como à noite ou logo pela manhã, também é uma alternativa para fugir do calor excessivo.

Outra dica é escolher locais fechados para realizar suas atividades físicas, como uma academia que possua ar-condicionado e uma boa infraestrutura para oferecer aos seus alunos mais conforto durante os exercícios.

E aí, gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre atividade física no verão? Deixe seu comentário no post, estamos curiosos para saber a sua opinião.