Aliar uma boa alimentação à prática de atividade física é essencial para quem deseja perder peso de forma saudável. Os exercícios aeróbicos, nesse caso, são os mais conhecidos, pois propõem que o corpo e os músculos movimentem-se de forma veloz, por uma duração maior e de forma rítmica.

Entre as vantagens dessa modalidade, destacamos a possibilidade de adaptação, pois ela pode ser realizada de inúmeras formas, e a versatilidade, já que os exercícios podem ser feitos dentro de casa ou ao ar livre. Além disso, é recomendado para pessoas de todas as idades que desejam ter um estilo de vida mais saudável.

Pensando nisso, reunimos 10 exercícios aeróbicos práticos para você realizar durante o dia e que vão melhorar a sua rotina. Confira!

1. Caminhar em praças e parques

Prática, democrática e funcional, a caminhada é uma atividade que não demanda experiência, só muita disposição e disciplina. O hábito de caminhar diariamente beneficia o corpo em muitos sentidos, além de prevenir diversas doenças, como o diabetes, a obesidade e até mesmo o estresse.

Para que a caminhada seja uma atividade eficaz e saudável, ela deve ser praticada no mínimo três vezes por semana, durando em média 30 minutos.

Para quem não gosta muito de caminhar, a dica é levar um amigo, namorado ou namorada, para deixar a atividade mais prazerosa, além de ser uma boa forma de incentivo. Lugares com uma vista bonita, como parques e praças, tornam o percurso mais interessante e são um ótimo estímulo.

2. Pular corda

Para os que preferem atividades mais dinâmicas, a dica é pular corda. Além de ser bem simples de executar, apresenta inúmeras vantagens.

Entre os benefícios, destacamos o fortalecimento das pernas. Durante a prática, são trabalhados glúteos, braços, costas e ombros. A atividade também fortalece os ossos e, por isso, é essencial para combater a osteoporose.

A dica da vez é para os iniciantes, que devem inserir intervalos de descanso durante a prática até adquirirem resistência.

3. Correr

A corrida é um dos exercícios aeróbicos mais eficazes que existem. Ela trabalha o condicionamento físico, elimina o peso extra, melhora a oxigenação, aprimora as condições cardiovasculares e pulmonares e ainda libera endorfina. Com tantos benefícios, a corrida não poderia faltar nesta lista.

Como é um exercício que exige certa resistência, o ideal é conversar com o seu médico, para que ele dê o aval para a prática. Também é recomendado ter a opinião de um profissional de educação física, que lhe dirá o melhor ritmo para começar.

4. Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é um exercício que trabalha bastante as pernas e os glúteos, sendo ideal para quem deseja fortalecer a região. É uma atividade prazerosa e divertida, pois pode ser realizada com amigos ou em lugares com vista para a natureza. Além disso, pode eliminar até 500 calorias em uma hora!

Para quem deseja aderir à prática de andar de bicicleta, não pode se esquecer do capacete e da joelheira, itens de segurança fundamentais.

5. Subir e descer escadas

A falta de tempo é um dos maiores empecilhos na vida de muitas pessoas. Por isso, uma forma interessante de eliminar calorias é subir e descer escadas. Quem mora em casa ou em condomínio pode desfrutar desse exercício aeróbico que, além de tonificar, fortalece os membros inferiores.

O hábito de subir e descer escadas também contribui para uma melhor desenvoltura em corridas e caminhadas.

6. Saltar

Com ou sem deslocamento, para trás, para frente, para as laterais… Não importa! Saltar é um exercício ótimo para o fortalecimento dos músculos. No entanto, não deve ser praticado por pessoas com problemas nas articulações dos tornozelos e joelhos.

Uma dica bacana é colocar uma música animada e começar a saltar. Vale frisar que, para aumentar a intensidade do exercício, é preciso elevar os joelhos durante os movimentos.

7. Fazer polichinelos

Um dos exercícios aeróbicos mais famosos do mundo é também um dos mais eficazes. O polichinelo é usado geralmente para realizar aquecimentos, pois é bem fácil de executar.

Para praticá-lo da forma correta, fique em posição ereta. Depois, realize saltos no mesmo lugar, movimentando as pernas e os braços simultaneamente. Ao abrir as pernas, os braços deverão estar unidos no alto, acima da sua cabeça. No momento em que as pernas estiverem fechadas, os braços deverão estar estendidos para baixo.

8. Praticar abdominais

Existem diversas formas de fazer abdominais. Como o intuito é citar os exercícios aeróbicos, sugerimos o abdominal com pernas elevadas, pois é o mais intenso e trabalha melhor a força muscular do abdômen.

Para realizar o exercício, deite-se com as costas voltadas para o chão. Durante os movimentos, a região lombar da coluna é a única que ficará apoiada no chão. Para isso, coloque as mãos atrás da região da lombar para dar apoio.

Em seguida, flexione os joelhos e eleve as pernas, então, realize a flexão do tronco em direção aos joelhos, utilizando a força do abdômen.

9. Dançar

Para quem gosta de animação durante os exercícios aeróbicos, a dança é uma das mais indicadas. Além de divertida, ela é ótima para queimar calorias, fortalecer os músculos e relaxar a mente.

Selecione músicas animadas e dance até suar. Para deixar a atividade ainda mais divertida, convide os amigos e coloque todos para eliminar calorias com muita diversão!

10. Fazer agachamento

De simples realização, o agachamento é bastante praticado por quem deseja definir os músculos das pernas e dos glúteos. Ele deve ser realizado com as pernas afastadas na largura dos ombros. Em seguida, posicione os braços à frente do corpo e inicie o agachamento.

É importante que, no movimento, os joelhos não ultrapassem o ângulo de 90°, pois isso pode provocar sobrecarga nas articulações.

Os exercícios aeróbicos exigem muita força de vontade, disciplina e determinação. Além disso, é preciso prestar bastante atenção na hora de executar os movimentos, tudo para garantir que nenhuma lesão ou contusão sejam ocasionadas.

Pessoas que têm algum tipo de problema nos joelhos e nas pernas devem procurar por um médico antes de realizar qualquer exercício, pois somente o profissional poderá indicar qual é o mais adequado.

Agora que você já conhece os exercícios aeróbicos mais práticos de realizar durante o dia, continue a visita em nosso blog e veja também o vídeo “Exercício aeróbio não emagrece, veja por que“. Aproveite!